Foto: Rian Lacerda (Diário)
A terceira pista da RSC-287, logo após a Base Aérea de Santa Maria, teve o tráfego de veículos liberado nesta terça-feira (21). Embora equipes da Rota de Santa Maria, concessionária responsável pela rodovia, ainda trabalhem no local, a nova camada de asfalto já foi concluída. Paralelamente, avançam as obras da nova ponte sobre o Arroio Grande, onde estão instaladas as estruturas provisórias do Exército Brasileiro desde maio de 2024.
🔗Envie sua sugestão de pauta neste link
Para quem passa pela sede do Cassino dos Cabos, Soldados e Taifeiros (Cascasta) da Força Aérea Brasileira (FAB) rumo ao centro de Santa Maria, a mudança no tráfego de veículos é perceptível após a liberação da pista. Antes, o trânsito era desviado por cones para a faixa da esquerda, onde originalmente está a terceira pista. Máquinas seguem às margens da rodovia e a pintura horizontal ainda não foi concluída. O Diário questionou a concessionária sobre o cronograma final e aguarda retorno.
A inclusão das terceiras faixas no projeto de concessão ocorreu após o Diário cobrar da Secretaria Estadual de Parcerias melhorias no trecho entre Santa Maria e Paraíso do Sul, que ficaria 20 anos sem duplicação. Diante da demanda, o então secretário Bruno Vanuzzi solicitou ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) um levantamento sobre acidentes e a identificação dos pontos críticos. O resultado foi a inclusão de oito terceiras faixas no contrato da Rota de Santa Maria.
Obras da nova ponte sobre o Arroio Grande seguem em ritmo acelerado
Ao lado da ponte metálica provisória do Exército, próximo à chegada a Santa Maria, as obras da nova ponte sobre o Arroio Grande avançam desde a assinatura da ordem de serviço em 1º de setembro. Máquinas trabalham na duplicação de cerca de 400 metros de pista elevada com aterro em pedra no sentido Santa Maria. Eventualmente, o trânsito pode ser interrompido por curtos períodos durante as manobras no canteiro.
A nova estrutura será erguida à direita das pontes metálicas, no sentido Porto Alegre -Santa Maria. Terá 60 metros de extensão, ou seja, 25 a mais que a anterior e ficará dois metros mais alta. De acordo com a Rota de Santa Maria, a ponte localizada no km 226 deve ser concluída até fevereiro de 2026.
Após a liberação do tráfego, as pontes metálicas do Exército e o restante da antiga estrutura serão removidas. Em seguida, será construída a segunda ponte, com as mesmas dimensões, prevista para setembro de 2026. O investimento total é de aproximadamente R$ 60 milhões.